Pages

quarta-feira, maio 02, 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Avaliação: 3 estrelas


Confesso que tive muito preconceito com esse livro. Comprei Jogos Vorazes devido aos altos elogios que vi por aqui, mas assim que estreou no cinema, a chamada “Depois dos sucessos de Harry Potter e da saga Crepúsculo, vem aí Jogos Vorazes!” acabou com meu tesão de ler esse livro (sim, não sou fã de Harry Potter e muito menos da saga Crepúsculo!). Ainda não vi o filme porque, como sempre, o livro era prioridade, o que acabou sendo uma grata surpresa. A leitura me prendeu do início ao fim mesmo eu achando que o livro foi estimado demais.

Narrado em 1ª pessoa, estamos o tempo todo com Katniss, sabendo cada passo, sentimento e pensamento dela. Em conseqüência disso, senti falta de saber mais de outros tributos, até mesmo de estar mais próxima de Gale e Peeta e também de Rue, que foi uma personagem que gostei muito. Ou seja, ficamos próximos demais de Katniss e muito distante dos outros personagens.

Aliás, gostei muito de Katniss. Ela é extremamente inteligente e corajosa. Demonstrou isso desde o 1º momento, onde se ofereceu a ir aos Jogos no lugar da irmã. Acho que aí foi uma das partes mais tocantes do livro, assim como a parte de Rue.

Até os jogos começarem de fato, o livro não tem muita ação. Mas depois que os jogos começam ficamos só na expectativa do que vem a seguir. Às vezes sentia medo do que Katniss podia passar nos jogos. Ficava com medo por ela. Mas tudo ocorre como previsto. No decorrer do livro, nada de diferente do que você imagine vai acontecer. Nada surpreendente. Senti muito a falta de mais embate nos jogos. Senti falta do livro ser realmente “voraz”. Mas em se tratando de um livro com foco juvenil, talvez essa seja mesmo a sacada.

O romance no livro é fraco, muito fraco. Até que a idéia foi boa da encenação de romance durante os jogos em favor da manipulação da imagem, mas acaba por aí. Esperava que algo realmente pudesse surgir dali. Aí tem o melhor amigo, que praticamente não conhecemos, mas que é um forte candidato a formar o triangulo amoroso, mas será? Essa parte fica até confusa, pois não sabia se torcia para o casal dos jogos, para o melhor amigo ou se era melhor ficar sem ninguém, já que nada foi marcante nesse sentido.

Se você espera que a história seja literalmente o titulo do livro, esqueça, pois nada de realmente “voraz” acontece. Como entretenimento ele é ótimo! Como ação de tirar o fôlego, é fraco.

Jogos Vorazes é um livro bom no que é proposto. Com certeza vou ler a continuação, já que agora sei o que esperar.

Nenhum comentário: